Repsol recebe Declaração de Impacte Ambiental sobre a expansão do Complexo Industrial de Sines 

Notas de imprensa 21/03/2023
 
  • Foi emitida a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) em relação ao projeto de expansão do Complexo Industrial da Repsol em Sines.
  • O projeto contempla a construção de duas novas fábricas de polietileno linear e de polipropileno e demais infraestruturas de apoio energético, logístico e operacional
  • Considerado o maior investimento industrial realizado em Portugal nos últimos 10 anos, vai envolver na fase de construção uma média de 550 pessoas, atingindo um pico de mais de 1.000 trabalhadores. Uma vez operacional, o aumento líquido de pessoal será de, aproximadamente, 75 empregos diretos e cerca de 300 indiretos. 
  • Este investimento vai contribuir para o processo de transformação industrial e de descarbonização da Repsol e da economia portuguesa, em linha com os compromissos assumidos, contribuindo adicionalmente para o aumento das exportações e diminuição das importações.
  • O arranque do projeto de expansão do Complexo Industrial da Repsol está agora mais próximo e as obras estão previstas até 2025, data planificada para o arranque das novas fábricas.

 

A Repsol recebeu da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), uma Declaração de Impacto Ambiental (DIA) com sentido favorável em relação ao projeto de expansão do Complexo Industrial de Sines.

“A emissão da DIA é um dos marcos mais esperados, a qual nos permite avançar para uma nova etapa do projeto de expansão. Estamos a dar mais um passo rumo à descarbonização da Repsol e consequentemente da economia portuguesa. Além disso, este projeto possibilitará aumentar as exportações e diminuir as importações nacionais, permitindo o fornecimento de proximidade de polímeros de alto valor acrescentado a um amplo leque de clusters nacionais exportadores, desde os componentes automóveis aos dispositivos médicos, passando pelos produtos alimentares”, afirma Juan Lorenzo Boix Arenas, Diretor do Projeto ALBA.

O projeto de expansão do Complexo Industrial, em Sines, considerado de potencial interesse nacional (PIN), corresponde ao maior investimento industrial realizado em Portugal nos últimos 10 anos, com um valor superior a 657 milhões de euros, vai empregar, na sua fase de construção, uma média de 550 postos de trabalho, atingindo um pico de mais de 1.000 trabalhadores. Uma vez operacional, o aumento líquido de pessoal será de, aproximadamente, 75 empregos diretos e cerca de 300 indiretos.

“A colaboração das autoridades nacionais e locais tem sido fundamental neste processo de licenciamento e estamos agora mais próximos do arranque das obras”, acrescenta, ainda, o Diretor do Projeto. O Projeto está previsto arrancar proximamente, prevendo-se que termine em 2025, com o início das suas operações, durante esse ano.

Para mais informações:
António Martins Victor | amvictor@repsol.com
REPSOL | 21 311 9000