Transformação industrial

Repsol investirá mais de 18 milhões de euros para produzir polióis poliméricos de alta qualidade em Tarragona

Notas de imprensa 27/05/2022
  • Este investimento permitirá ampliar a gama de produtos de valor acrescentado e maximizar a capacidade de produção.
  • A linha de produção contará com uma tecnologia própria, desenvolvida por cientistas do Repsol Technology Lab.
  • A nova gama dirige-se aos mercados do sono e descanso, mobiliário e automóvel.

A Repsol vai investir mais de 18 milhões de euros na fábrica de polióis do seu Complexo Industrial em Tarragona, com o objetivo de ampliar a gama de poliméricos de alta qualidade Alcupol®. Trata-se de uma aposta clara da empresa multienergética para responder às necessidades dos clientes da indústria do poliuretano flexível, especialmente em produtos de aplicações de descanso, conforto, e do setor automóvel, como colchões, mobiliário e assentos. Este reforço permitirá maximizar a capacidade de produção global de maior valor acrescentado.

A maior parte do investimento vai destinar-se à alteração da atual fábrica de polióis poliméricos, com a instalação de um segundo reator na linha de produção. A construção já iniciou no passado mês de abril e o arranque está previsto para o quarto trimestre de 2023.

Ainda, a fábrica contará com uma nova tecnologia, desenvolvida por cientistas do Repsol Technology Lab, e que permitirá otimizar o processo, melhoras o desempenho e as propriedades de tensão e de dureza das espumas, alcançando os requisitos de aplicações premium.

Nas palavras de Antonio Portela, Diretor de Produtos Intermédios, “o compromisso da Repsol em oferecer soluções aos nossos Clientes e à indústria do poliuretano, continua a ser a nossa principal motivação”.

O investimento no Complexo Petroquímico de Tarragona reafirma a intenção da Repsol em  aumentar a diferenciação e a competitividade do seu portefólio de produtos, ao fabricar um produto considerado como especializado de alta qualidade.

Sobre a Repsol

A Repsol é uma empresa global multienergética que lidera a transição energética com a ambição de atingir zero emissões líquidas até 2050. Presente em toda a cadeia de valor energética, a empresa emprega 24.000 pessoas em todo o mundo e distribui os seus produtos em cerca de 100 países. A sua carteira de produtos e serviços orientados para o Cliente, satisfaz todas as necessidades de consumo de cerca de 24 milhões de clientes, seja nas suas casas ou em movimento. A Repsol é também um ator importante no mercado da eletricidade e gás em Espanha, com 1,4 milhões de clientes e uma capacidade total de geração de baixas emissões de 3.300 MW.

Para atingir o seu objetivo de zero emissões líquidas até 2050, a Repsol está a implantar um modelo integrado de tecnologias de descarbonização baseado em: melhoria da eficiência, aumento da capacidade de produção de energia com baixas emissões, produção de combustíveis com baixo teor de carbono, desenvolvimento de novas soluções para os clientes, economia circular e condução de projetos inovadores para reduzir a pegada de carbono da indústria.

A Repsol tem um dos sistemas de refinação mais eficientes da Europa e três grandes instalações petroquímicas onde são desenvolvidos produtos diferenciados com elevado valor acrescentado. A empresa está a transformar os seus sete complexos industriais em Espanha, Portugal e Peru, em centros multienergéticos, com projetos de vanguarda que ajudarão a reduzir a pegada de carbono.

O negócio da Química da Repsol está comprometido numa maior eficiência nos processos industriais destinados à economia circular, com o objetivo de reciclar o equivalente a 20% da sua produção de poliolefinas até 2030. A empresa tem uma estratégia de economia circular em vigor desde 2016, que tem aplicado em toda a cadeia de valor, desde a obtenção de matérias-primas à comercialização de produtos e serviços.

Os seus produtos são utilizados para fabricar objetos do quotidiano que melhoram a qualidade de vida, o bem-estar e a segurança das pessoas. A sua vasta gama de produtos químicos estende-se desde os petroquímicos básicos até aos petroquímicos a jusante e inclui uma vasta gama de poliolefinas, todas elas 100% recicláveis.

Para mais informações:

REPSOL | 21 311 9000