Saltar al contenido

Sustentabilidade

Ambiente

Meio envolvente

Ambiente

Na Repsol Polímeros os nossos padrões de actuação incluem a gestão responsável dos nossos processos e produtos e respectivas repercussões no meio envolvente, incluindo comunidades locais.

Minimizamos a geração de resíduos e reduzimos a carga contaminante dos efluentes e as emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes. 

Temos em curso um conjunto de iniciativas para mimimizar a produção de resíduos. 

Temos adoptado alternativas técnicas e tecnológicas em termos de processo tendo em vista uma melhoria do desempenho ambiental. 

Estas alternativas focaram-se, particularmente, na diminuição das emissões atmosféricas e melhoria da eficiência energética. Dessas alternativas implantadas salientamos as seguintes: 

  • Renovação dos sistemas de controlo de todas as unidades fabris e operações portuárias, demonstrando, assim, o nosso compromisso com a segurança das nossas operações, a melhoria do desempenho ambiental, operacional e energético.
  • Renovação ao nível dos sistemas de controlo/segurança, instrumentação e estratégia de combustão das Caldeiras, no sentido de controlar de forma optimizada os gases de combustão.
  • Introdução do Gás Natural para substituição de combustíveis mais pesados de modo a contribuir significativamente para o binómio “emissões atmosféricas / consumo de recursos”.
  • Desenvolvimento de projectos de eficiência energética dos quais destacamos Revamping das fornalhas do Cracker e Derating da turbina de contrapressão 

Gestão da água

A gestão da água é também uma prioridade e por essa razão, estão em curso um conjunto de projectos com vista à redução do seu consumo. 

O Complexo possui uma Unidade de Tratamento de Águas Residuais. Os efluentes depois de tratados na nossa unidade são encaminhados para uma Estação de Tratamento externa. Os nossos efluentes encontram-se na melhor classe de qualidade e cumprem todos os parâmetros exigidos pela lei. Parte dos efluentes tratados são recuperados e reutilizados no Complexo Petroquímico.

Investimos em 2016 cerca de 15 milhões de euros para melhorar as nossas instalações e equipamentos, dos quais cerca 30% se destinam a investimentos de segurança, ambiente e eficiência energética. 

Biodiversidade

Através do planeamento e desenvolvimento dos nossos projectos e operações, minimizando os possíveis impactos negativos sobre os ecossistemas e tornando publico este compromisso, contribuímos para a proteção e a conservação da biodiversidade e dos recursos.

Gestão dos Resíduos

Trabalhamos para melhorar a gestão dos resíduos ao longo de todo o ciclo de vida dos nossos processos de modo a minimizar o impacto no ambiente.

Gestão de derrames

Aplicamos as melhores técnicas disponíveis na prevenção e resposta a derrames

Minimizamos as emissões para o ar

Utilizamos as tecnologias mais modernas e as melhores referências para reduzir as emissões para a atmosfera.

Plano de sustentabilidade

No plano de Sustentabilidade, a Repsol reforça de forma anual os seus compromissos em matéria de Responsabilidade Corporativa.
Empregados

Comunidades e desenvolvimento local

Preocupamo-nos com o bem-estar, desenvolvimento pessoal e qualidade de vida dos nossos empregados e das comunidades nas quais operamos.