Minimizamos a geração de resíduos e reduzimos a carga contaminante dos efluentes e as emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes.
Temos em curso um conjunto de iniciativas para mimimizar a produção de resíduos.
Temos adoptado alternativas técnicas e tecnológicas em termos de processo tendo em vista uma melhoria do desempenho ambiental.
Estas alternativas focaram-se, particularmente, na diminuição das emissões atmosféricas e melhoria da eficiência energética. Dessas alternativas implantadas salientamos as seguintes:
A gestão da água é também uma prioridade e por essa razão, estão em curso um conjunto de projectos com vista à redução do seu consumo.
O Complexo possui uma Unidade de Tratamento de Águas Residuais. Os efluentes depois de tratados na nossa unidade são encaminhados para uma Estação de Tratamento externa. Os nossos efluentes encontram-se na melhor classe de qualidade e cumprem todos os parâmetros exigidos pela lei. Parte dos efluentes tratados são recuperados e reutilizados no Complexo Petroquímico.
Investimos em 2016 cerca de 15 milhões de euros para melhorar as nossas instalações e equipamentos, dos quais cerca 30% se destinam a investimentos de segurança, ambiente e eficiência energética.
Através do planeamento e desenvolvimento dos nossos projectos e operações, minimizando os possíveis impactos negativos sobre os ecossistemas e tornando publico este compromisso, contribuímos para a proteção e a conservação da biodiversidade e dos recursos.
Trabalhamos para melhorar a gestão dos resíduos ao longo de todo o ciclo de vida dos nossos processos de modo a minimizar o impacto no ambiente.
Plano de sustentabilidade
No plano de Sustentabilidade, a Repsol reforça de forma anual os seus compromissos em matéria de Responsabilidade Corporativa.Comunidades e desenvolvimento local
Preocupamo-nos com o bem-estar, desenvolvimento pessoal e qualidade de vida dos nossos empregados e das comunidades nas quais operamos.