Saltar al contenido
Transição Energética

Repsol e Tecnicas Reunidas desenvolvem tecnologia para a descarbonização da indústria

  • Repsol e Tecnicas Reunidas chegaram a um acordo estratégico para desenvolver novas tecnologias de descarbonização e promover a economia circular. O acordo foi assinado por Luis Cabra, Diretor Geral de Transição Energética, Sustentabilidade e Tecnologia da Repsol, e Juan Lladó, Presidente da Tecnicas Reunidas.
  • Será desenvolvida tecnologia própria para o fabrico de produtos de alto valor acrescentado com pegada de carbono baixa, ou nula, a partir de resíduos e materiais reciclados, bem como para a garantir a otimização energética de processos industriais. 
  • Ambas as empresas vão colocar os conhecimentos e experiência ao serviço da indústria, através de serviços de consultoria tecnológica para a redução de emissões, destinados especialmente às PME, a fim de promover a transição energética em todo o tecido industrial. 
  • Para a Repsol, este acordo é mais um passo no processo de transformação industrial para alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
PDF 583 KB Descargar documento

Repsol e Tecnicas Reunidas desenvolvem tecnologia para a descarbonização da indústria

Repsol e Tecnicas Reunidas, empresa de engenharia especializada na conceção e execução de projetos no setor energético, assinaram um acordo para desenvolver tecnologia própria e escalar processos destinados à transformação da indústria e, assim, promover a sua descarbonização.

Em conjunto, as empresas vão codesenvolver tecnologia para produzir biocombustíveis sustentáveis e polímeros de base biológica a partir de resíduos agrícolas e agroalimentares. Com este projeto, a Repsol e a Tecnicas Reunidas querem promover a criação de emprego e a geração de riqueza nas zonas rurais em risco de despovoamento.

A Repsol e a Tecnicas Reunidas também irão desenvolver um novo processo para a produção de plásticos circulares a partir de plásticos usados, que serão testados num dos complexos industriais da Repsol. A multienergética já possui uma grande variedade de poliolefinas 100% circulares com uma reduzida pegada de carbono, nomeadamente na gama Repsol Reciclex, e que contam com uma certificação de origem sustentável.

Em conjunto, as duas empresas realizarão um outro projeto, desta vez enquadrado no quadro da otimização da eficiência energética dos complexos industriais através da recuperação do calor residual. Numa primeira fase, esta tecnologia será implementada no Complexo Industrial da Corunha, como parte do plano global para a melhoria de eficiência que a Repsol tem já em curso para transformar os seus centros industriais em centros multienergéticos com zero emissões líquidas, e nos quais prevê investir cerca de 400 milhões de euros até 2025.

Ainda no âmbito deste acordo e num momento importante para a revitalização da indústria, as duas empresas colocarão os seus conhecimentos, recursos de I&D e experiência em transformação industrial, à disposição de outras empresas através de serviços de consultoria, especialmente destinados às PME, para promover a transição energética em todo o tecido industrial.

Tecnologia ao serviço da transição energética

A Repsol e a Tecnicas Reunidas partilham uma longa história no setor energético e caracterizam-se por desenvolverem as suas atividades em países com uma elevada componente tecnológica e que, por isso, se desenvolvem internamente e com recurso às suas próprias capacidades.

O Repsol Technology Lab é um centro de investigação de vanguarda, no qual 240 cientistas e investigadores, especialistas em diferentes áreas, implementam e testam as tecnologias que a Repsol aplica a cada uma das suas empresas. As instalações do centro de investigação incluem competências em analítica avançada e, ainda, as fábricas-piloto que reproduzem cada um dos processos industriais da empresa.

Por sua vez, o Centro Tecnológico José Lladó, da empresa Tecnicas Reunidas, conta com mais de 70 cientistas e destaca-se pela capacidade de conceção, simulação, otimização e dimensionamento de processos e engenharia, básica e de detalhe.

Dada a escala do desafio da descarbonização, a Repsol está comprometida com uma abordagem multitecnológica e a Tecnicas Reunidas é um aliado estratégico neste caminho. A união das duas empresas permite complementar competências e tirar partido das forças de cada uma para estimular a procura de soluções tecnológicas destinadas à descarbonização de vários processos industriais no setor da energia.

A Repsol, totalmente empenhada na transição energética na qual pretende ser líder, estabeleceu um roteiro para a transformação da empresa nos próximos anos. Na apresentação do Plano Estratégico 2021-2025, a Repsol anunciou os objetivos intermédios de redução de emissões – mais ambiciosos que os anteriores –, e nos quais prevê uma redução na intensidade de carbono de 12% em 2025, 25% em 2030 e 50% em 2040.

O Plano Estratégico contempla várias ações que têm como propósito o desenvolvimento da área industrial, tão importante para a criação de emprego, competitividade e riqueza para o país, e que permite continuar a fazer chegar à sociedade os bens de que esta necessita, mas com uma pegada de carbono baixa, zero ou mesmo negativa. A Repsol já está a transformar todos os seus complexos industriais, equipando-os com as mais recentes tecnologias para descarbonizar os seus processos, melhorando a eficiência energética, promovendo a economia circular, produzindo hidrogénio renovável e aumentando a utilização e captura de CO2.

A Tecnicas Reunidas tem vindo a desenvolver, há vários anos, uma vasta gama de projetos industriais diretamente relacionados com a transição energética, em áreas como a reciclagem de resíduos e outros projetos de economia circular, mobilidade sustentável através de hidrogénio, geração de bioenergia, captura de CO2, produção sustentável de combustível, etc. Além disso, incorpora nos grandes projetos industriais e de engenharia que constituem o foco das suas atividades, critérios de sustentabilidade e transição energética, especialmente no que diz respeito à redução de emissões e à obtenção de níveis mais elevados de eficiência energética nas instalações industriais que desenvolve para os seus clientes.

Para mais informações:

REPSOL | 21 311 9000

António Martins Victor | amvictor@repsol.co