O Complexo Petroquímico da Repsol encontra-se em constante crescimento desde a sua aquisição. Está localizado a cerca de 5 quilómetros a Nordeste de Sines, ocupando uma área de aproximadamente 100 hectares. Encontra-se ligado ao Porto de Sines por uma esteira de tubagens, mantendo na zona portuária uma armazenagem de produtos petroquímicos.
O sucesso do nosso complexo radica no profissionalismo e perseverança da nossa equipa de profissionais e são eles que definem a qualidade do nosso complexo e dos nossos produtos.
No complexo Industrial de Sines mantemos o compromisso com o meio envolvente onde estamos inseridos, tanto em termos económicos e laborais, como em aspetos sociais, desportivos e culturais.
Oferecemos informação confiável de forma transparente e responsável.
Selecione o site
Português @@lblIdiomaActualMobile@@
Em 2021, a Repsol terá a primeira fábrica na Península Ibérica para o fabrico de polímeros de alta resistência ao impacto. Para a produção destes materiais avançados, a empresa vai adaptar uma das unidades do seu Complexo Industrial de Tarragona, com um custo total de 32 milhões de euros, entre investimentos e outros tipos de despesas.
O produto produzido será altamente especializado e de grande valor acrescentado para mercados como o automóvel, tanto pela sua maior leveza como, principalmente, pela sua extraordinária resistência ao impacto, que resultará em maior segurança veicular.
Graças a estas caraterísticas, este tipo de polímero serve como matéria-prima para o fabrico de para-choques e de diversos elementos internos e externos de veículos que requerem resistência especial, como painéis de portas e instrumentos. A sua utilização nessas partes do veículo aumenta, significativamente, a proteção do habitáculo.
Para além disso, estes materiais também são úteis para outros tipos de aplicações, como no fabrico de malas, equipamentos desportivos ou caixas de baterias grandes, que podem aproveitar as suas características particulares para melhorar o seu desempenho.
Esta nova linha de polímeros tem menor densidade que outros materiais alternativos, o que também contribui para a redução do peso total dos veículos e que, consequentemente, contribuiu para diminuir as emissões e aumentar a autonomia. Este projeto vem reforçar o papel da Repsol como um dos principais fornecedores do setor automóvel e uma empresa comprometida com o meio ambiente, fortalecendo o objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050.
Para fabricar esta nova linha de polímeros, a empresa vai instalar um segundo reator numa das unidades de produção de polipropileno da área Química do Complexo Industrial de Tarragona. Este centro petroquímico da Repsol é o mais importante da Península Ibérica e fabrica diversos tipos de polímeros, matérias-primas para inúmeros produtos de uso diário.
Com este novo investimento industrial, a Repsol reforça o seu compromisso com o setor automóvel, de grande importância na Europa e também altamente exigente e tecnicamente avançado, com o qual a empresa colabora há mais de 25 anos, graças à sua capacidade inovadora e tecnológica. A Repsol fabrica e comercializa uma grande variedade de produtos químicos, desde produtos petroquímicos básicos a derivados, incluindo uma vasta gama de poliolefinas, todos 100% recicláveis. A empresa aposta numa química eficiente no seu processo industrial e orientada para a economia circular, com o objetivo de reciclar até 2030 o equivalente a 20% da sua produção de poliolefinas.
Os produtos petroquímicos, presentes no dia a dia, assumem papel de destaque num cenário de menor intensidade de carbono. Além disso, melhoram a eficiência energética graças às suas propriedades, pois permitem reduzir o peso dos materiais, pelo que, por exemplo, contribuem para diminuir o consumo de energia na mobilidade e permitem um melhor isolamento das habitações e edifícios.
REPSOL | 21 311 9000
António Martins Victor | amvictor@repsol.com